segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Elementos do Clima

Os elementos do clima são: temperatura, precipitação, umidade, correntes marítimas, pressão atmosférica, ventos, massas de ar e radiação solar.

Temperatura define-se como o grau de aquecimento de um corpo, no caso, do ar atmosférico. É a quantidade de calor presente na atmosfera. Apresenta-se como um calor indireto, pois é irradiado da superfície para a atmosfera, já que a energia do Sol aquece a superfície da Terra e esta irradia calor para o ar. Os fatores condicionantes de mudança da temperatura são a altitude, a latitude, a proximidade do mar e as correntes marítimas

A água na atmosfera:

Precipitação é a quantidade de água que cai na superfície da Terra no estado sólido (neve, granizo) ou liquido (chuva). É assim chamada porque o vapor de água sobe, forma as nuvens, condensa-se e depois se precipita. Mede-se com um instrumento chamado pluviômetro e se expressa em milímetros.tipos de chuva:

- Frontal: chuva mais duradoura e menos intensa que se dá no contato de uma frente fria com uma frente fria.

- Orográficas ou de relevo: ocorrem de maneira semelhante à da convectiva, pois a condensação se dá quando o ar alcança camadas frias e elevadas. A precipitação ocorre quando ele chega de forma horizontal às serras e montanhas e se condensa.

- Convectiva: chuva rápida e forte, que vem com trovões e algumas vezes até com granizo. Ocorre quando o ar encontra camadas frias em suas ascensões verticais, se precipitando após a condensação.

Umidade representa a quantidade de vapor de água contido na atmosfera. Ela é o resultado da evaporação e da transpiração e é expressa em percentagem.

Correntes marítimas são porções de água que se deslocam nos oceanos. As correntes quentes se formam na área do equador e levam calor para as altas latitudes. As correntes frias nascem nos pólos e levam as baixas temperaturas para as baixas latitudes. Outra área de influência das correntes marítimas é a umidade. Elas resfriam as massas polares quentes que se condensam e ocorrem as chuvas antes de chegarem ao continente.

Pressão atmosférica é a força causada pelo ar sobre a superfície terrestre. Ela depende da latitude, altitude e temperatura. Quanto maior a latitude, menor a pressão. Quanto menor a latitude, maior a pressão. Próximo aos pólos, o frio contrai o ar, deixando-o mais denso e consequentemente aumentando a pressão em relação às áreas mais quentes, onde o ar se dilata, ficando mais leve. Ela é medida através do instrumento chamado barômetro e expressa em MB (milibares) ou Hp (Hectopascais).

Vento corresponde ao deslocamento das massas de ar com uma determinada direção e intensidade. Quanto à direção, deslocam-se de áreas anticiclonais para as ciclonais; quanto à velocidade, seu deslocamento será cada vez mais rápido quanto maior for a diferença de pressão entre as duas áreas. Tipos de ventos:

- Corrente do jato: corrente de ar muito veloz que ocorre nos níveis superiores da atmosfera. Importante à aviação, pode proporcionar economia de combustível às aeronaves que se impulsionarem por esses ventos.

- Monções: sopram do oceano Índico para a Ásia, trazendo nuvens e chuva. Quando sopram no sentido contrario (no inverno), prejudicam a população com as secas.

- Alísios: ventos úmidos que ocorrem em regiões tropicais provocando chuvas.

- Brisa: vento próximo a superfície do mar. Durante o dia, sopram do oceano para o continente; durante a noite, do continente para o oceano.

Massas de ar são porções da atmosfera que possuem as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas. Podem ser classificadas de diversas maneiras. Quanto ao local de origem, podem ser classificadas em ‘continental’, quando se formam sobre continentes, ou ‘marítima, quando formada sobre mares. Quanto à latitude de origem, podem ser “árticas”, “polares”, “tropicais” ou “equatoriais”. E, quanto à temperatura com relação ao local sobre o qual se encontram em um determinado momento, classificam-se em “quentes” ou “frias”.

Radiação solar é a energia emitida pelo Sol. Da energia emitida pelo Sol, a Terra utiliza muito pouco, mas essa energia corresponde pela quase totalidade da energia utilizada pelo nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário