sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Tipos de Clima do Mundo

Tipos de clima: no mundo, há uma grande diversidade de climas por causa de vários fatores existentes que influenciam as características do clima de uma região. Fatores como pressão, umidade, temperatura das massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, continentalidade, maritimidade e vegetação é que determinam as condições atmosféricas predominantes do clima.

Equatorial ocorre em áreas próximas à linha do equador, é caracterizado por altas temperaturas e grande concentração de umidade. As medidas anuais de temperatura e os índices pluviométricos variam em distintos pontos da Terra.



O segundo clima que vamos citar é o clima Tropical. O clima Tropical é encontrado nas regiões intertropicais e é caracterizado por ter sua temperatura média superior a 18ºC em todos os meses do ano e não possui estação invernosa. Exemplos de cidades com esse clima: Singapura, Belém do Pará e Honolulu.

O terceiro clima é o Subtropical. O clima subtropical é característico (mas não exclusivo) das áreas geográficas ao sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 ºC e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que Zero ºC. Pertencem a esse clima cidades como São Francisco, São Paulo e a Cidade do Cabo.

Depois, temos o clima Mediterrâneo com médias térmicas superiores a 18°C. As regiões deste clima sofrem verões quentes e secos com invernos frios e chuvosos. Os verões nas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo são menos secos que os das outras regiões deste clima. O clima mediterrâneo abrange o sul da França, Itália, Grécia, Portugal, Espanha, uma pequena parte da costa oeste dos Estados Unidos e da Austrália.

O quarto clima é o clima Temperado. Ele caracteriza regiões cuja temperatura varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10°C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18°C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. O clima temperado pode ser subdivido, de acordo com a região em que atua. Desta forma tempos o temperado mediterrânico (Roma, Lisboa, Madri, Santiago do Chile), subtropical úmido (Curitiba, Porto Alegre, Houston), temperado marítimo (Prince Rupert, Limoges, Açores), temperado subártico (Punta Arenas, Monte Dinero), temperado continental (Moscou e Chicago).
Há também o clima Oceânico, também por vezes chamado clima marítimo temperado, é um tipo de clima que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais situadas nas latitudes médias e altas. Nas regiões com clima oceânico as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo de todo o ano, sendo o verão bastante fresco e úmido. Vancouver, no Canadá; Mar Del Plata, na Argentina; Hamburgo, na Alemanha e Wellington, na Nova Zelândia, são bons exemplos.
No clima Continental, a temperatura média é maior que 10ºC nos meses de maior calor, e a média do mês mais frio é menor que -3ºC (ou 0ºC em algumas versões). Normalmente ocorrem no interior dos continentes, ou em suas costas orientais, ao norte da latitude 40º Norte.

O clima Alpino ou Frio de montanha Clima alpino é um clima existente numa região situada a uma altitude acima da linha das árvores. Este clima é mais frio nas áreas elevadas, pois os raios do sol não aquecem a atmosfera diretamente, ela é aquecida pelo calor da superfície, que irradia o calor recebido do sol. A taxa média seca do lapso é menos 10°C por quilômetro da elevação ou da altura. Esta taxa é somente aproximada, entretanto, desde que os fatores locais tais como a proximidade aos oceanos, massas de ar atuantes, etc. sejam outros podemos ter o clima modificado.

O clima Polar (ou clima glacial) ocorre nas costas eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antártida. As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30 ºC.
No verão chegam aos -10 ºC e no inverno podem alcançar os -60 ºC, sendo que na Antártida o inverno é totalmente inóspito com temperaturas que podem chegar a -80°C ou até mais baixas no interior do continente. O índice pluviométrico é muito baixo, abaixo de 200 mm anuais, que se produzem em forma de neve e ocorrem principalmente no verão.

Temos ainda o clima Desértico, que é caracterizado pelo fato da precipitação (volume de chuvas) ser menor do que a taxa de evaporação e transpiração. Clima quente e muito seco, com índices pluviométricos inferiores a 250 mm anuais. Devido à aridez, de dia a temperatura chega a 45°C e a noite -5°C. As principais ocorrências do clima árido são: a pequena quantidade de chuvas e a grande amplitude térmica: norte da África (Saara), Oriente Médio (Neguev), oeste dos EUA e norte do México (Sonora), litoral do Chile e do Peru (Atacama), Austrália (Gibson), sudoeste da África (Kalahari) e noroeste da Índia (Tar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário