quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fatores Climáticos

Cada região ao longo do globo terrestre possui um determinado clima. Isto decorre pelo fato dos fatores climáticos de cada região atuarem de maneira mais brusca ou mais suave, modificando o clima. Veja agora a listagem dos fatores que influenciam o clima:
- Latitude: Quanto mais se afasta da linha do Equador, menor torna-se a temperatura. A terra é recebe calor proveniente dos raios solares, porém em distintas inclinações, o que torna a iluminação menor à medida que se distancia do Equador.
- Altitude: Quanto mais alta a altitude, menor será a temperatura, em decorrência de dois fatores: Diminui a concentração de gases e umidade, pois o ar vai se tornando rarefeito, o que reduz a retenção de calor. Além disso, o oceano/continente irradiam luz solar para a atmosfera, desse modo quanto maior a altitude menor a irradiação solar.
- Massas de Ar: Apresentam características particulares da região em que se originaram, como temperatura, pressão e umidade, e se deslocam pela superfície terrestre. As massas podem se polares, tropicais ou equatoriais. As massas de ar tropicais se formam nos trópicos de Capricórnio e de Câncer. Elas podem se formar na altura dos oceanos (oceânicas) e serem úmidas; serão secas se forem formadas no interior dos continentes (continental). As massas polares são frias. Isto porque elas se formam em regiões de baixas temperaturas, como o nome já diz, nas regiões polares. Elas também são secas, visto que as baixas temperaturas não possibilitam uma forte evaporação das águas. As massas equatoriais são quentes, se formam próximas a linha do Equador. O encontro de duas massas, geralmente uma fria e outra quente, dá-se o nome de frente. Quando elas se encontram ocorre as chuvas e o tempo muda.
- Continentalidade: A proximidade de grandes quantidades de água exerce influencia na temperatura. A água demora a se aquecer, enquanto os continentes se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário dos continentes, a água demora irradiar a energia absorvida. Por isso, o hemisfério Norte tem invernos mais rigorosos e verões mais quentes, devido a quantidade de terras emersas ser maior, ou seja, sofre influencia da continentalidade, boa parte deste hemisfério.
- Correntes Marítimas: São massas de água que circulam pelo oceano. Tem suas próprias condições de temperatura e pressão. Tem grande influencia no clima. As correntes quentes do Brasil determina muita umidade, pois a ela está associada massas de ar quente e úmida que provocam grande quantidade de chuva.
- Relevo: O relevo pode facilitar ou dificultar as circulações das massas de ar, influindo na temperatura. No Brasil, por exemplo, as serras no Centro-Sul do país formam uma “passagem” que facilita a circulação da massa polar atlântica e dificulta a massa tropical atlântica.
- Vegetação: A vegetação impede a incidência total dos rios solares na superfície. Por isso, com o desmatamento há diminuição de chuvas, visto a umidade diminuir, e há um aumento da temperatura na região.



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Elementos do Clima

Os elementos do clima são: temperatura, precipitação, umidade, correntes marítimas, pressão atmosférica, ventos, massas de ar e radiação solar.

Temperatura define-se como o grau de aquecimento de um corpo, no caso, do ar atmosférico. É a quantidade de calor presente na atmosfera. Apresenta-se como um calor indireto, pois é irradiado da superfície para a atmosfera, já que a energia do Sol aquece a superfície da Terra e esta irradia calor para o ar. Os fatores condicionantes de mudança da temperatura são a altitude, a latitude, a proximidade do mar e as correntes marítimas

A água na atmosfera:

Precipitação é a quantidade de água que cai na superfície da Terra no estado sólido (neve, granizo) ou liquido (chuva). É assim chamada porque o vapor de água sobe, forma as nuvens, condensa-se e depois se precipita. Mede-se com um instrumento chamado pluviômetro e se expressa em milímetros.tipos de chuva:

- Frontal: chuva mais duradoura e menos intensa que se dá no contato de uma frente fria com uma frente fria.

- Orográficas ou de relevo: ocorrem de maneira semelhante à da convectiva, pois a condensação se dá quando o ar alcança camadas frias e elevadas. A precipitação ocorre quando ele chega de forma horizontal às serras e montanhas e se condensa.

- Convectiva: chuva rápida e forte, que vem com trovões e algumas vezes até com granizo. Ocorre quando o ar encontra camadas frias em suas ascensões verticais, se precipitando após a condensação.

Umidade representa a quantidade de vapor de água contido na atmosfera. Ela é o resultado da evaporação e da transpiração e é expressa em percentagem.

Correntes marítimas são porções de água que se deslocam nos oceanos. As correntes quentes se formam na área do equador e levam calor para as altas latitudes. As correntes frias nascem nos pólos e levam as baixas temperaturas para as baixas latitudes. Outra área de influência das correntes marítimas é a umidade. Elas resfriam as massas polares quentes que se condensam e ocorrem as chuvas antes de chegarem ao continente.

Pressão atmosférica é a força causada pelo ar sobre a superfície terrestre. Ela depende da latitude, altitude e temperatura. Quanto maior a latitude, menor a pressão. Quanto menor a latitude, maior a pressão. Próximo aos pólos, o frio contrai o ar, deixando-o mais denso e consequentemente aumentando a pressão em relação às áreas mais quentes, onde o ar se dilata, ficando mais leve. Ela é medida através do instrumento chamado barômetro e expressa em MB (milibares) ou Hp (Hectopascais).

Vento corresponde ao deslocamento das massas de ar com uma determinada direção e intensidade. Quanto à direção, deslocam-se de áreas anticiclonais para as ciclonais; quanto à velocidade, seu deslocamento será cada vez mais rápido quanto maior for a diferença de pressão entre as duas áreas. Tipos de ventos:

- Corrente do jato: corrente de ar muito veloz que ocorre nos níveis superiores da atmosfera. Importante à aviação, pode proporcionar economia de combustível às aeronaves que se impulsionarem por esses ventos.

- Monções: sopram do oceano Índico para a Ásia, trazendo nuvens e chuva. Quando sopram no sentido contrario (no inverno), prejudicam a população com as secas.

- Alísios: ventos úmidos que ocorrem em regiões tropicais provocando chuvas.

- Brisa: vento próximo a superfície do mar. Durante o dia, sopram do oceano para o continente; durante a noite, do continente para o oceano.

Massas de ar são porções da atmosfera que possuem as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas. Podem ser classificadas de diversas maneiras. Quanto ao local de origem, podem ser classificadas em ‘continental’, quando se formam sobre continentes, ou ‘marítima, quando formada sobre mares. Quanto à latitude de origem, podem ser “árticas”, “polares”, “tropicais” ou “equatoriais”. E, quanto à temperatura com relação ao local sobre o qual se encontram em um determinado momento, classificam-se em “quentes” ou “frias”.

Radiação solar é a energia emitida pelo Sol. Da energia emitida pelo Sol, a Terra utiliza muito pouco, mas essa energia corresponde pela quase totalidade da energia utilizada pelo nosso planeta.

Tempo e Clima

  • Tempo: as pessoas geralmente utilizam as palavras clima e tempo como sinônimas. Porém, apesar dos termos estarem relacionados, são distintos. Tempo refere-se ao estado momentâneo da atmosfera de um determinado local, a qualquer momento. Ele pode mudar de uma hora para outra, além de se modificar diversas vezes em um só dia, pois é relativo ao conjunto dos fenômenos naturais que ocorrem em determinado local. Por exemplo, em uma região onde o sol está forte, em questão de segundos podem aparecer nuvens que inibem a ação do sol, tornando a temperatura mais agradável. A ciência que estuda as condições de tempo é a meteorologia!
  • Clima: em oposição, clima refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante. Resumidamente, pode-se dizer que clima é a junção dos tipos de tempo que ocorrem em determinada região, analisados e observados durante 30 anos, caracterizando-a. O clima, mesmo sendo marcante e duradouro, não é imutável, em épocas distantes diversos lugares conheceram climas diferentes. A ciência que estuda o clima chama-se climatologia!